Aromaterapia: o que é?

aromaterapia

Aromaterapia: o que é?

Quer saber o que é aromaterapia e para que ela serve? Acompanhe este conteúdo!

 

Aromaterapia é o nome que se dá a ciência que estuda e aplica a utilização de aromas de plantas, sejam flores, folhas ou frutos. Mas você sabia que a aromaterapia é o nome moderno para uma prática muito utilizada desde o início da vida humana?

Só em 1920 o termo “aromaterapia” surgiu, quando um francês chamado René-Maurice Gattefosse começou a se dedicar nos estudos dessa área ao perceber que o óleo extraído da lavanda causava conforto e melhorava a cicatrização de uma ferida causada por queimadura em sua mão.

Mas, é frequente na história encontrarmos relatos da utilização das ervas, como chás, curativos, banhos e até mesmo itens com finalidades cosméticas há mais de 2.000 anos. E, além disso, também haviam utilizações dessas ervas para fins religiosos, como velas e incensos.


O que é e para que serve aromaterapia?


A aromaterapia é a prática de utilizar aromas para causar sensações e até mesmo buscar a cura pelo olfato. Ela serve para auxiliar o bem-estar no cotidiano e tem diversos benefícios, trazendo soluções para doenças físicas e mentais, mas sempre deve ser utilizada para fins curativos com auxílio de suporte médico.

Os efeitos da aromaterapia podem ser físicos ou mentais, pois existem diversos óleos essenciais com propriedades antissépticas, antifúngicas e antibactericidas. Mas, também há os efeitos para mente e alma, com propriedades calmantes e relaxantes, podendo proporcionar momentos de autocuidado, reflexão e amenização da ansiedade.


Como é feita a aromaterapia?


A base da aromaterapia são os óleos essenciais. Esses óleos são extraídos de ervas, flores ou frutos com a finalidade de utilizar seus benefícios de forma concentrada. Existem diversos óleos essenciais diferentes e cada um possui suas particularidades.

O uso dos óleos essenciais pode ser tópico, ou seja, com aplicação na pele, caso sejam diluídos em alguma base, de forma que não haja contato direto entre o óleo e a pele. Esse é o caso de hidratantes, séruns, óleos diluídos em base vegetal, shampoos e cosméticos aromaterapêuticos em geral.

Mas a maior utilização da aromaterapia é por meio do olfato, ou seja, inalando os aromas dos óleos essenciais. E para isso, existem diversos produtos que podem auxiliar trazendo as sensações da aromaterapia, como difusores de aromas, home spray, água perfumada, vela perfumada, entre outros.

É também o olfato o sentido que mais possui ligação direta com as memórias e emoções – atuando com as memórias afetivas, por isso, a aromaterapia pode trabalhar esse sentido auxiliando na manutenção das emoções, tornando o dia a dia mais leve, harmônico, equilibrado e levar o bem-estar no seu lar.


3 dicas práticas para usar a aromaterapia no dia a dia

Óleo essencial no banho

Para trazer bem-estar no momento do banho, você pode utilizar os óleos essenciais! Após conhecer alguns dos aromas disponíveis, escolha o que mais se adapta ao seu olfato e, é claro, às sensações que você gostaria de trabalhar. Então, bastará pingar 3 gotinhas no chão do box, ligar a água quente e se deliciar!

Velas perfumadas

Essa dica é para quem quer, além de usar a aromaterapia, criar um ambiente mais aconchegante e isso ocorre porque sua utilização pode equilibrar o ambiente! As velas perfumadas são uma ótima opção para utilizar o aroma enquanto a vela está acesa e ainda permitir um clima mais confortável.

Difusor de varetas

O difusor de varetas é uma dica prática para utilizar a aromaterapia todos os dias. E isso é possível pois bastará colocar o difusor de aromas com as varetas e deixa-lo trabalhar sozinho no ambiente desejado. Ele irá distribuir o aroma constantemente enquanto houver o líquido aromatizador nele.

Agora que você já conhece a aromaterapia, coloque em prática na sua vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Enviar por WhatsApp :)